Entre os produtos analisados pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), 10 não poderiam ser considerados creatina
Por Raquel Pereira — Rio de Janeiro
Abenutri testou marcas de creatina do mercado brasileiro — Foto: Unsplash
Um relatório realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) reprovou 25 creatinas vendidas no Brasil mediante a quantidade do composto presente nos produtos, dentre as 66 analisadas. Foi detectado que os produtos não apresentavam a concentração mencionada no rótulo.
Como é detectado impurezas na creatina?
Para detectar impurezas, é analisada a variação máxima da creatina, isto é, a concentração de outros ingredientes que não sejam o composto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite como até 20%. Contudo, segundo a análise, 10 das marcas obtiveram 100% de variação, em outras palavras, nenhum deles eram feitos de creatina.
— Para surpresa dos profissionais da área de nutrição existem marcas que não tem nada de creatina. Isso é medido pela porcentagem de pureza — analisa a nutricionista Annete Marum, doutora em Genômica Nutricional pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Quais marcas de creatina foram reprovadas?
Lista de produtos reprovados pela associação e fora da porcentagem de impurezas aceita pela agência sanitária (abaixo, a resposta de um dos fabricantes):
Natures Now Researches creatine energy now atp: 96,8%.
Body Nutry suplementos: 86,7%;
Nitro max creatina: 59%;
R74 Pro healthy creatine – 55,7%;
Body Nutry creatina – 54,5%;
Healthy time creatina powder – 53%;
Body action web creatine dual power – 46,2%;
Pro Healthy creatine micronized – 43,3%;
Absolut Nutrition creatina 100% pure – 37,1%;
Muscle full creatina – 32,7%;
Absolut Nutrition creatina Flavor – 32,3%;
Adaptogen hd cret – 24,3%;
Vitamax Nutrition creatine booster – 23,67%.
Body Action creatine double force – 23%;
Ftw creatina ultra – 20,17%;
E os que apresentaram 100% de variação foram:
Healthy labs creatina gourmet;
Ravenna sports creatina micronized;
Impure nutrition creatina;
Nft Nutrition creatina 100% pura;
Sun food creatine pure;
Dymatrix nutrition creatina monohidrate;
Iron tech sports nutrition creatina monohidratada;
Red bolic creatine monster maca palatinose zma;
Airomax creatine;
Dark dragon crea delite.
O que é a creatina?
A creatina é um conjunto de aminoácidos produzidos pelo próprio organismo. Ela também é obtida pelo consumo de carne vermelha, peixe e frango. No entanto, o composto ganhou popularidade por sua versão concentrada, vendida como suplemento.
No organismo, ela funciona como um combustível para os músculos esqueléticos e pode promover o crescimento muscular quando combinado com o exercício. O armazenamento dessa substância ocorre, principalmente, nas fibras musculares, e uma parte menor vai para o cérebro. Ao longo do dia, o corpo reabastece naturalmente a creatina em seus músculos, mas os suplementos ajudam a "abastecer o tanque".
Como identificar se a creatina é falsa?
Existe um teste rápido que pode ser feito em casa para identificar se o produto que está sendo utilizado não é original.
Em uma vasilha com três dedos de água, coloque a creatina e mexa. Espere cinco minutos sem fazer movimentos na mistura. Se a água ficar relativamente transparente, enquanto o pó aplicado desce ao fundo, o produto é verdadeiro. Caso surjam pequenos grãos, enquanto a água fica turva, pode ser um sinal de creatina adulterada.
De acordo com Marum, existe uma importante certificação de confiabilidade do suplemento, chamada selo Creapure, feita em solo alemão (pois uma empresa da Alemanha possui a patente desta tecnologia). Ela afirma que ele é algo a se procurar quando se pensa em qualidade.
— Para manter a segurança: confira o selo, confira a lista de reprovados e tente sempre tomar a creatina com acompanhamento profissional — aconselha a nutricionista.
O lado das empresas
Em nota, a FTW, marca do laboratório Fitoway, diz que solicitou reanálise da Creatina Ultra após os testes da Abenutri, "que culminou na devida aprovação e emissão de laudo de ensaio laboratorial correspondente em setembro de 2023".
Em nota, a Absolut Nutrition afirmou a qualidade e a concentração de pureza da sua creatina e citou ações realizadas diante da reprovação do produto no laudo citado, da ABENUTRI, em 2022. Entre as ações realizadas estão o recolhimento dos produtos dos lotes analisados e de outros lotes que foram produzidos com o mesmo insumo de creatina no período; redefinição da homologação de fornecedores, resultado na importação direta com fornecedores renomados no mercado; intensificação da realização de testes laboratoriais dos produtos; embalagens com QRCODE direcionando para o laudo do produto e solicitação de novas análises laboratoriais do produto pela ABENUTRI.
"Além dos testes regulares realizados pela empresa é possível citar o teste laboratorial realizado por intermédio da CoopeNutri com a análise da Creatina Absolut Nutrition, tendo laudo aprovado emitido em 29 de novembro de 2023, garantindo a integridade e qualidade do produto. Ainda, cabe citar, laudo aprovado de análise realizada pelo Victor Cláudio Martins da Silva, responsável pelo grupo de lojistas denominado “Amigos do Sem Filtro” - ASF, em que os resultados foram divulgados em 20 de maio de 2024. Reiteramos nosso compromisso com a qualidade e transparência junto ao nosso público, e por isso entendemos a importância do nosso pronunciamento diante aos fatos", conclui a empresa, em posicionamento enviado ao GLOBO.