Na tarde de ontem (30), a TV Cidade de Zé Doca, repetidora da Rede TV, foi obrigada pela justiça a uma retratação, por calunia e difamação contra o deputado federal Josimar Maranhãozinho. Na reportagem, o repórter e apresentador Fernando Ribeiro, usando de má fé, tentou associar o nome do parlamentar a pessoas que no passado cometeram crimes, simplesmente pelo fato de Maranhãozinho conhecer as mesmas.
Foram condenados a TV Cidade e o apresentador Fernando Ribeiro, responsável pela produção da reportagem, que além de se retratarem, ainda terão que pagar indenização.
O direito de resposta é uma garantia constitucional que assegura defesa a qualquer pessoa física ou jurídica que for ofendida por meio de matéria divulgada em um veículo de comunicação social ou comunicação em massa. Considera-se matéria qualquer reportagem, nota ou notícia divulgada por veículo de comunicação social, cujo conteúdo atente, ainda que por equívoco de informação, contra alguém.
Mas, querendo ludibriar a justiça e não cumprir a determinação da lei, a TV Cidade exibiu a chamada do apresentador anunciando a matéria sem áudio, alegando problemas técnicos, o que causou estranheza pois aconteceu exatamente no momento da exibição da matéria de retratação, além do mais, não houve transmissão via face book como determinou a lei. Os advogados do parlamentar já foram acionados e as medidas cabíveis serão tomadas.