A campanha Outubro Rosa no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) mais especificamente em Zé Doca, ocorreu durante todo o mês de outubro, com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama.
Uma das ações propostas é a realização do Pink Day, que aconteceu na ultima quinta-feira (26/10), Em convite compareceram a prefeita do município Josinha Cunha a vice Ana Sampaio a procuradora do município Apoena, a advogada Camila Pedrosa e demais que abrilhantaram a caminhada, servidoras, servidores, magistradas e magistrados foram convidados a vestir rosa e se unir na promoção da saúde e no combate ao câncer.
A palestra que integrou o cronograma especial para o Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, abordou tanto sobre a prevenção ao câncer de mama, que atinge também o homem, embora seja mais comum entre as mulheres, quanto chamaram a atenção para as causas, sintomas, tratamento e apoio psicológico necessário às vítimas da doença e seus familiares.
A Dra. Leoneide Delfina Barros Amorim enfatizou que, independentemente do atual Outubro Rosa, de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, é preciso sempre dar prioridade ao autocuidado, sem esquecer dos temas de todas as demais campanhas, inclusive o Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, recém-encerrado.
A prefeita Josinha Cunha compareceu ao evento como forma de integrar as ações do Outubro Rosa e manter a parceria por uma causa tão importante que é o combate ao câncer de mama.
“Estamos no mês de combate ao câncer de mama e é importante trabalhar a conscientização sobre prevenção à doença entre os servidores. Por mais que o tema seja tratado todos os anos é sempre mais eficaz ter a orientação de especialistas, especialmente quanto aos sintomas. E atento a isso'', disse.
SOBRE A DOENÇA
O câncer de mama é uma doença que resulta da multiplicação anormal de células que formam um tumor inicial com a capacidade de invadir outros órgãos e tecidos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns podem se desenvolver rapidamente, outros não.
PREVENÇÃO
Atualmente, é possível diminuir o risco de câncer de mama, sendo que a amamentação é um fator protetor. Porém, assim como é possível diminuir o risco, ele pode aumentar também com o uso de reposição hormonal com terapia combinada de estrogênio e progesterona.
É possível fazer diagnóstico precoce de câncer de mama. A prevenção é o melhor caminho. Por isso, faça um check-up ginecológico anual. Cuide-se. Sua vida é importante e tem valor único. Consulte seu médico (sua médica) anualmente.
Parcerias: Prefeitura de Zé Doca, Câmara Municipal, academia 40 graus professora, Sirley Xavier, Armazém Paraíba, Guarda Municipal.